domingo, 21 de outubro de 2012

Experiência com a leitura
A minha experiência com a leitura não foi muito boa, pois não tive acesso a livros de leitura quando comecei a ler. Fiquei encantada em conseguir ler, achei formidável o ser humano conseguir colocar no papel o que ele pensava, falava etc. Gosta de ler tudo que via desde um papel de bala até um cartaz na rua, propaganda. Sentia-me tão importe por saber ler.
Meus pais eram rígidos e não deixavam lermos romance, gibis e outros (tinha a maior vontade). Quando li o primeiro livro de romance já estava casada, com filhos. Isso aconteceu quando decidi voltar a estudar.
Hoje incentivo meus alunos a leram, inclusive uma mãe veio me agradecer porque eu incentivei a filha dela a gostar de ler. A formação do gosto da leitura não se dá instantaneamente com um passo de mágica. É resultado de trabalho árduo realizado pelo o professor e aluno.
Segundo Arnaldo Niskier, é importante que a criança antes mesmo de ler, trave contato com os livros, manipule-os, aprecie as ilustrações, interprete o que está vendo à sua maneira. Isso é uma forma inteligente de despertar-lhe o gosto que depois se traduzirá pelas primeiras e definitivas leituras.
É preciso que o nosso aluno aprenda a ler, considerando a utilidade da leitura. Para que lemos? Lemos para nos informar, para estudar, para resolver problemas, para nos divertir, para satisfazer curiosidade. E cada uma destas leituras é feita de maneira diferente.

Solange Abreu Vasconcelos de Melo

Um comentário:

  1. Solange é comovente a sua primeira experiência com leitura é prova que do slogan só brasileiro e não desisto nunca, mesmo encontrando tantas dificuldades (até familiares, religiosas) você não desistiu, e isso foi fundamental para sua formação. è gratificante ver seu empenho com seus alunos, as suas colocações são ricas em detalhes, parabéns.
    Ieudes

    ResponderExcluir