quinta-feira, 18 de outubro de 2012

MINHA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA

Peço a permissão, para começar esse depoimento de modo pouco usual, ou seja, pelo posfácio escrito pela escritora francesa Daniele Sallanave que, a exemplos de outros, soube expor sua opinião a respeito da importância da leitura: "Não é mais possível estar no mundo sem a ajuda dos livros".
    Assim sendo, a leitura sempre esteve presente na minha vida. Meu primeiro contato com um livro de fato foi na quarta série, onde a minha professora de língua portuguesa a Senhora Maymu Ribeiro, lembro-me dela até hoje, indicou o livro "O cachorrinho samba na fazenda". Foi a partir desse momento que despertou em mim o enderece pela leitura. No início a leitura era apenas para entreter, mas com o passar dos anos ela ganhou novas dimensões. Novos livros, novos autores, que com certeza moldaram minha forma de ser e pensar.
    A meu ver a leitura exerce diversas funções, como de alfabetizar, informar e de ajudar a criar novos conhecimentos. Quando estou lendo parece que entro em um mundo paralelo. Tento transformar em imaginação o que o autor está escrevendo. Imagino que o autor quando escreve faz o mesmo. Embora a história seja a mesma, o que a difere é a capacidade das pessoas em elaborar as personagens e as histórias a sua maneira. E com certeza dentro dessa capacidade de imaginar estão contidas suas experiências particulares. O mesmo ocorre em livros acadêmicos. Há várias interpretações sobre um mesmo assunto ou tema. Isso ocorre primeiramente devido a capacidade de imaginar, supor e duvidar, e depois com a pesquisa se transforma em argumentos aos quais pretendemos defender.
     Enfim, o intuito de citar os exemplos acima é pelo simples fato de que a leitura a meu ver sempre proporcionar as pessoas a possibilidade de imaginar, sonhar, duvidar e refletir. Além disso, ela tem o poder de despertar nas pessoas os mais diversos sentimentos, como de alegria, tristeza, indignação, etc.
Responder
FABIANO GAVA DOS SANTOS

2 comentários:

  1. Olá Fabiano amei seu depoimento parece muito com a minha primeira experiência com a leitura começou quando tinha apenas 4 anos de idade, mais precisamente com a minha babá. Meu primeiro livro foi Chapeuzinho vermelho, e como sempre fui levada, e criativa sempre gostei de contar estórias e mudar os finais experiências que ficam pra vida toda. um abraço Ieudes

    ResponderExcluir
  2. Retomar as leituras de livros lidos na nossa infância e hoje retomar com nossos alunos, nos ajuda a ver as mensagens com outro olhar que nos fomenta com autoafirmação a cada situação decodificada. Em cada momento percebemos a importância que a leitura faz na vida deles, pelas hipóteses que eles vão construindo. São nesses aspectos do ato de ler que vamos construindo com eles e resgatando a sua própria cidadania.


    jorge josé xavier

    ResponderExcluir