terça-feira, 6 de novembro de 2012


DICAS DA DIRLAINE (TUTORA)
 para que vocês possam compreender melhor o gênero notícia.

NOTÍCIA: É a expressão de um fato novo, que desperta o interesse público a que o jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico, a notícia pode ser veiculada em jornais, escritos ou falados e em revistas.

Numa notícia predomina a narração. Mas os jornais não contam apenas o que aconteceu: eles vão além, informando também como e porque aconteceu determinado fato.

Perguntas que devem ser respondidas no primeiro parágrafo da notícia:

o                                O que aconteceu?

o                                Com quem?

o                                Quando?

o                                Onde?

o                                Como?

o                                Por quê?

A notícia apresenta uma estrutura padrão, composta de duas partes: o lead e o corpo da notícia.

LEAD: é um relato sucinto dos aspectos essenciais do fato e consiste normalmente no primeiro parágrafo. Seu objetivo é dar informações básicas ao leitor e motivá-lo a continuar a leitura.

VEJA O EXEMPLO ABAIXO

GAROTO VIAJA DE HONDURAS A NOVA YORK EM BUSCA DO PAI

Edwin Sabillón, de 13 anos, perdeu a mãe, irmão e avô na passagem do furacão Mitch

Nova York - Só e desorientado, viajando de bicicleta, automóvel, trem e ônibus, o garoto hondurenho Edwin Daniel Sabillón, de 13 anos, saiu de Honduras e atravessou a Guatemala e o México até chegar a Nova Yorque, onde vive seu pai. A odisséia de Edwin – que lembra a de Huckleberry Finn , personagem do escritor Mark Twain, ou a de Josué, o garoto do filme Central do Brasil – começou em 22 de maio, na cidade hondurenha de San Francisco de Yojoa.

A mãe, o irmão e o avô dele morreram em novembro, durante a passagem do furacão Mitch, que devastou boa parte da América Central. Ele chegou a Nova York no domingo, mas, até ontem, não tinha conseguido encontrar-se com o pai.

Grevi Sabillón Vasquez, pai de Edwin, enviou ao garoto, por intermédio de um vizinho hondurenho, US$ 200 e um bilhete com instruções vagas para que se encontrasse com ele às 15 horas do domingo dia 27 no Aeroporto La Guardiã, em Nova York. Do modo que pôde, o garoto iniciou a longa viagem. Cruzou a fronteira de Honduras com a Guatemala e depois a da Guatemala com o México.

 

De acordo com seu relato, em Matamoros, cidade mexicana perto da fronteira com o Texas, Edwin conquistou a simpatia de “coiotes”, como são conhecidos os contrabandistas de imigrantes para os EUA, que o transportaram de graça até o território americano. O preço normal cobrado por esses contrabandistas é de US$ 5 mil por pessoa, segundo advogados que trabalham para imigrantes ilegais. Ele foi deixado em Houston, de onde chegou a Miami. Ali, proprietários cubanos de um restaurante deram a ele roupas novas e pagaram sua passagem até Nova York.

O garoto está agora sob a custódia da prefeitura de Nova York. Sua história comoveu o prefeito Rudolph Giuliani, que garantiu ajuda a Edwin para que encontre o pai. (The New York Times, Associated Press, Ansa, EFE e DPA)

(O Estado de S.Paulo)

o                                O quê? (fatos) – um garoto sai de Honduras, atravessa a Guatemala e o México e chega a Nova York em busca do pai;

o                                Quem? (personagens/pessoas) – o garoto hondurenho Edwin Daniel Sabillón.

o                                Quando? (tempo) – de 22 de maio de 1999 (início da viagem) a 30 de junho do mesmo ano (data da publicação da notícia).

o                                Onde? (lugar) – na cidade hondurenha de San Francisco de Yojoa.

o                                Como? – sozinho, viajando de bicicleta, automóvel, trem e ônibus; ajudado por contrabandistas de imigrantes para os EUA e por proprietários cubanos de um restaurante;

o                                Por quê? – perdeu a mãe, irmão e o avô, mortos na passagem do furacao Mitch.

CARACTERÍSTICAS DA NOTÍCIA

o                                Predomínio da narração, com a presença de elementos essenciais de um texto narrativo: fato, pessoas envolvidas, tempo em que ocorreu o fato, o lugar onde ocorreu, como e por que ocorreu o fato;

o                                Estrutura padrão composta de LEAD e do CORPO; no LEAD normalmente se encontram as respostas às seis perguntas básicas: oquê, quem, quando, onde, como e por quê;

o                                Título (acompanhado de sobretítulo ou subtítulo);

o                                Predomínio da função referencial da linguagem (sem envolvimento emocional);

o                                Linguagem impessoal, clara, precisa, objetiva, de acordo com o padrão culto da língua.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário